A pimenta preta é muito mais que um tempero. Sua camada externa, a piperina, está sendo considerada, a cada dia mais, como um poderoso regulador de gordura, contribuindo para a perda de peso. Nesse caso temos uma relação direta entre piperina e emagrecimento.
O seu extrato estimula a descarga de sucos pancreáticos, intestinais e gástricos, bloqueando os genes que produzem as células adiposas.
A piperina e emagrecimento se dão com a aceleração natural do metabolismo e estimulação do corpo na queima máxima de calorias.
A piperina se afina naturalmente. Desta forma, você alcança as curvas desejadas sem esforço e sem dietas draconianas. Realizar atividade física adicional pode melhorar a definição corporal e de forma mais rápida.
Piperina e emagrecimento nas opiniões científicas
Pesquisas científicas mostraram que a molécula de piperina contém poderosas propriedades de emagrecimento e ajuda a eliminar o excesso de peso permanentemente.
A descoberta das chaves da piperina e emagrecimento permite manter uma silhueta esbelta, independentemente dos hábitos alimentares. Os nutricionistas confirmaram: é um grande avanço na luta contra a obesidade.
Mas lembre-se sempre: a ingestão contínua de pimenta não é bastante o suficiente para obter um corpo bem definido. Exercícios e alimentação saudável são imprescindíveis para a eficácia do objetivo.
Benefícios da piperina e emagrecimento
Poucas pessoas estão cientes dos benefícios da pimenta-do-reino para perder peso. Sua camada superior (responsável por seu sabor picante característico) provou ser uma ferramenta importante na luta contra a obesidade.
Os cientistas esclarecem que sua ação adelgaçante é resultado de sua capacidade natural de reduzir o tecido lipídico. Melhora a digestão e previne a formação de novas células adiposas, fazendo assim a integração entre a piperina e emagrecimento.
Então, o que se consegue é que o corpo não tem lugar para armazenar calorias. É por isso que a piperina pode ser amplamente utilizada na luta contra doenças associadas à obesidade.
Outros benefícios da piperina
- Melhora os processos digestivos, bem como os problemas gastrointestinais.
- Tem sido demonstrado que é um potente antioxidante e é uma excelente fonte de vitamina C.
- Tem propriedades anti-inflamatórias, especialmente benéficas em casos de inflamações relacionadas ao estômago.
- Melhora a assimilação de nutrientes.
- Reduz reações alérgicas e sensibilidade a comida. A piperina produz um aumento na biodisponibilidade de íons e macromoléculas, o que melhora as alergias. Ela é absorvida muito rapidamente através da barreira intestinal e pode modular a dinâmica da membrana devido à sua fácil partição, ajudando assim a permeabilidade intestinal.
- Ajuda a prevenir a gota.
- É um antidepressivo natural e estimula o sistema nervoso.
- Estimula o funcionamento da tiroide.
Como a piperina atua no “shape slim”
A piperina desencadeia uma classe de receptores no sistema nervoso chamado TRPV1. Esses receptores também estimulam os receptores de histamina H2 presentes na mucosa gástrica.
Os últimos são responsáveis por regular a temperatura do nosso corpo. A ativação desses receptores ativa a termogênese, que consiste na eliminação de calorias na forma de calor.
É por isso que quando comemos coisas picantes, ativamos esses receptores e nos sentimos muito quentes. O que significa que estamos eliminando essas calorias na forma de calor.
A piperina também acelera o metabolismo cerca de quatro horas após a ingestão dos alimentos. Isso, junto com a termogênese, faz com que, durante esse tempo, queime mais calorias e gordura do que durante um período normal.
Portanto, é um bom momento para fazer exercícios aeróbicos suaves. Nesse tempo, será mais eficaz queimar gordura e perder peso de forma fácil e sem tanto sacrifício.
Outras propriedades
Outras relações, além da piperina e emagrecimento é a capacidade da substância de aumentar os níveis naturais de serotonina. É um neurotransmissor que melhora muito o seu humor e reduz o seu apetite.
O sentimento de não estar com fome vai fazer você perder peso mais rápido porque vai evitar um dos problemas que ajuda a engordar que é o famoso lanches entre as refeições.
Então, quando você acrescenta a piperina em uma dieta com menos calorias, gorduras e açúcares, os seus níveis de serotonina serão reduzidos, de modo que garantirá a eficácia do propósito.
Então, quando você cozinhar, não se esqueça: adicione o máximo de pimenta que puder aos seus pratos como suplemento à piperina. Isso ajudará muito em sua perda de peso.
Melhor do que o sal
O sal é muito negativo para a hipertensão, além da retenção de líquidos. Portanto, você pode substituir pela pimenta, que dá um bom sabor aos seus pratos e será muito mais benéfico para sua saúde.
Outra questão, além da piperina e emagrecimento, é a sua capacidade para melhorar a absorção de outros nutrientes, por até 60%. Isto vem mais rápido quando associada a outros alimentos termogênicos.
A piperina e os efeitos colaterais
- Azia - Se você abusar dessa substância poderá ocorrer azia.
- Queimação nos olhos - Se suas mãos entrarem em contato com os olhos depois de manusear piperina, você notará uma grande coceira. Lave-os rapidamente e abundantemente com água. Se você tomá-lo como um suplemento normalmente este problema não ocorre.
- Seu consumo não é recomendado durante a gravidez e lactação.
A forma de tomar a piperina
A piperina não é solúvel em água fria e é pouco solúvel em água quente. Portanto, não é uma boa ideia dissolvê-la em água ou infusões.
A melhor maneira de tomá-la é através de grãos de pimenta ou suplementos.