Macarrão ao Sugo
Porções:3
Preparo:20 min
Ingredientes
- Azeite extravirgem
- 2 cebolas-roxas ou brancas bem fatiadas
- Sal
- 4 dentes de alho
- 1,8 kg de tomates frescos e maduros, aparados, ou 800 g de tomates em lata, em seu molho
- 16 folhas de manjericão ou 1 colher (de sopa) de orégano seco
- 350 g de espaguete, bucatini, penne ou rigatoni
- Pimenta do reino
Modo de fazer
As melhores receitas você encontra no nosso Pinterest
Seguir- Ponha uma panela de fundo grosso não reagente em fogo médio-alto. Quando estiver quente, adicione azeite para forrar o fundo. Quando tremeluzir, junte as cebolas. Tempere com sal e baixe o fogo para médio, mexendo de vez em quando para não queimar. Cozinhe até que as cebolas estejam macias e transparentes, por cerca de 15 minutos. Não tem importância dourar só um pouco, mas não deixe que as cebolas queimem. Se começarem a pegar cor muito depressa, reduza o fogo e adicione água. Enquanto as cebolas cozinham, fatie o alho e divida os tomates frescos em quatro. Se for usar em lata, coloque-os numa vasilha grande e funda e desmanche-os com as mãos. Ponha ¼ de xícara de água em uma lata, despeje na segunda lata, mexendo, e então junte aos tomates. Reserve. Quando as cebolas estiverem macias, empurre-as para as laterais da panela e acrescente 1 colher (de sopa) de azeite no centro, depois junte o alho. Refogue delicadamente até que comece a cheirar. Antes que doure, acrescente os tomates. Se usar tomates frescos, amasse-os com uma colher de pau para o sumo sair. Leve o molho para ferver e depois diminua o fogo. Corrija o sal, rasgue e junte as folhas de manjericão ou orégano, se for usar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo bastante com uma colher de pau. Raspe o fundo da panela para não grudar. Se o molho começar a secar e queimar, faça o oposto: não mexa! Isso só misturará o gosto de queimado ao restante do molho, que está bom. Transfira imediatamente o molho para outra panela sem raspar o fundo e deixe a panela queimada de molho na pia. Tome cuidado para não deixar queimar de novo. Coloque uma panela de água grande para ferver em fogo alto. Tampe para não evaporar demais. O molho estará pronto quando o gosto mudar de cru para cozido, cerca de 25 minutos. Mergulhando a colher no molho, você vai se lembrar menos da feira e mais de um prato de macarrão. Com tomates em lata, a mudança é sutil: espere o momento em que vão perder o gostinho metálico, o que levará uns 40 minutos. Quando os tomates estiverem cozidos, leve a uma rápida fervura em fogo baixo por alguns minutos, e o molho vai se transformar em algo rico à medida que emulsifica. Retire do fogo. Faça um purê com um mixer, prove e corrija o tempero. Bem tampado, na geladeira, dura até 1 semana; congelado, até 3 meses.
- Para guardar, processe jarros cheios de molho por cerca de 20 minutos em banho-maria e guarde por até 1 ano. Para servir 4 pessoas, salgue a panela de água até que tenha o gosto do mar. Junte o macarrão, dê uma mexida e cozinhe até ficar al dente. Enquanto cozinha, leve 2 xícaras de molho para ferver em fogo baixo numa panela grande.
- Escorra o macarrão, reservando 1 xícara de água do cozimento. Junte a massa ao molho e mexa, afinando, se necessário, com a água do cozimento e azeite.
- Prove e corrija o sal, se necessário. Sirva imediatamente com parmesão.
Comentários