A Turquia é um país rico de gerações e com bastante desenvolvimento sociocultural. Do leste da Europa ao oeste da Ásia, os turcos também tiveram muita autonomia e destaque no setor culinário. Suas receitas estão espalhadas por todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil.
Esse país tem sabores com muita identidade e rica em variedade de vegetais, carnes e massas. Talvez você já teve a oportunidade de experimentar da culinária turca e não sabia. Por esse motivo mostraremos 20 receitas da comida turca para você reproduzir em casa:
Kebab
O kebab é super conhecido no país, também conhecido como churrasco grego.
Ele consiste em carne assada no espeto. Feito de carne de boi ou cordeiro, é complementada com alguns condimentos, como sal, pimenta turca, cominho etc.
Simit
O Simit é um pão super simples, modelado em formato circular e coberto com sementes de gergelim. Visualmente lembra um pouco o bagel, mas o processo de preparo é muito mais fácil e a textura e sabor também diferem bastante. O Simit tem a casquinha crocante e o sabor bem contrastante entre doce e salgado.
Tzatziki de iogurte
Para quem quer utilizar o pepino como acompanhamento de pães ou adicioná-lo a pratos principais como peixe ou frango, essa é a receita ideal.
Esse prato é feito à base de iogurte, pepino e alho. Com esse trio de ingredientes é impossível ficar ruim, não é mesmo? É por esse motivo que o tzatziki (nome original do molho) é super popular na Grécia.
Tzatziki de coalhada
Se você gostou da receita anterior, com certeza amará esse aqui também. Seguindo a mesma linha do tzatziki, essa receita substitui o iogurte pela coalhada.
Para quem está em dúvida do que fazer para acompanhar a carne suína esse é o lugar ideal. Aqui você faz uma receita gostosa, rápida, barata e elegante. Precisa de algo mais?
Kefir
O kefir é um tipo de iogurte, com centenas de benefícios e diversas receitas diferentes. Ele pode ser feito de água ou leite e é considerado um dos probióticos mais saudáveis do mundo.
İçli Köfte Tarifi (Quibe)
İçli köfte é uma receita originalmente dos países árabes, mas também é muito famoso na Turquia, principalmente nas províncias turcas de Gaziantep, Kahramanmaraş, Tunceli, Malatya, Mardin e Diyarbakır.
Em geral é utilizada a carne moída temperada a gosto para fazer o recheio. Os turcos têm costume de fazer uso de noz-moscada para temperar as carnes.
Kumpir (Batata Recheada)
Se você já comeu batata recheada no Brasil, vai notar que é bem semelhante. Uma batata grande é cozinhada e recheada com diversos ingredientes. Dentre eles pimentão assado, queijo, bacon, cebolinha, abacate, milho e azeitona.
Menemen (Omelete Turco)
O menemen é o omelete turco, servido como café da manhã na Turquia. Cebola, pimentão verde, tomate e a cebolinha, são refogados em uma panela com azeite, criando um creme.
São feitos buracos nesse creme e os ovos colocados no meio, para cozinhar e manter a gema mole, bem como pode ser mexido e tudo fica misturado. Ele normalmente é servido com pão, como quase tudo no país.
Manti (Ravioli Turco)
O manti é um tipo de ravioli feito artesanalmente e uma comida turca bem famosa. Para o recheio, escolha entre carne com especiarias ou com grão de bico com cebola.
Dá para preparar em casa, o melhor de todos, mas também achar ele congelado nos supermercados e claro, comer em algum restaurante.
Çorba (Sopa Turca)
A sopa turca é um prato de entrada bem famoso no país. Costumam ser bem baratas e a mais famosa delas é a Mercimek Çorbası, a sopa de lentilha. Dá para experimentar algumas nos restaurantes Lokantasi.
Kahve (Café turco)
O café turco é conhecido em várias partes do mundo. Existem versões dele em países do leste europeu e oriente médio, região comandada pelo império otomano. Ele é preparado com um tipo de café moído bem fininho.
Ayran (Iogurte Salgado)
O ayran é famoso em todo oriente médio e leste europeu. Ele é basicamente iogurte salgado, que pode parecer estranho, mas tem sabor bom.
Baklava
Os conhecidos doces turcos feitos com uma massa bem fininha e crocante, encharcados de mel leitoso e cobertos de pistache, quase uma obra de arte! A sobremesa veio da Ásia Central e se espalhou por todo o mundo otomano sendo que, na Europa, os vienenses a modificaram resultando no strudel.
Çai (Chá turco)
Depois da água, o chá é a bebida mais consumida na Turquia, ganhando até do café turco. O chá turco é basicamente o chá preto, mas pode ser de ervas e outros sabores. Hoje em dia, o chá é cultivado em uma área de 700.000.000 m² pela Turquia.
Pide
Apelidado de “pizza turca”, é uma espécie de pão achatado, assado no forno a lenha e servido com queijos, vegetais ou coberturas de carne como a sucuk (salsicha turca) ou carne de cordeiro picada (kıyma). Há restaurantes especializados no prato que muitas vezes é servido com um ovo quebrado em cima bem na hora!
Dolma
Arroz e a carne recheiam pimentões, tomates, abobrinhas e berinjelas que são assados e viram pratos deliciosos! O sarma vem com os mesmos ingredientes, mas dessa vez enrolados em folhas de videira ou repolho, o que conhecemos no Brasil como “charutinhos de folha de uva ou de repolho”. Sim, você já deve ter provado em algum restaurante de comida árabe, e qualquer semelhança não é mera coincidência!
Lokum
Conhecido como manjar turco, é uma delícia colorida e um dos doces mais conhecidos da Turquia! É um delicado cubo de gelatina doce, bem saboroso e com uma textura especial. Leva esse nome de lokum, pois deriva da palavra árabe para “pedaços”.
É feito com uma variedade de sabores e cores, e muitas vezes aromatizada com a água das rosas de damasco, já que a Turquia é o maior produtor mundial dessas rosas cuja água traz uma fragrância doce e intensa descoberta pelos chefs otomanos.
Tulumba
Lembra bastante o churros, mas na verdade esse doce é feito com massa de farinha de trigo não levedada que, em formato de bolinhas, são fritas e ensopadas no xarope. Dá água na boca, não?
Muhallebi
É um tipo de pudim delicioso feito com leite, açúcar, farinha, manteiga e baunilha.
Ele é servido em taças e pode ser coberto com amoras brancas, avelãs, nozes, mel, canela, e até mesmo chocolate. Para os amantes do cacau, vale a pedida!