No mundo que estamos vivendo hoje, graças a pandemia do corona vírus, milhares de pessoas estão preocupadas com a higienização dos seus produtos.
Elas acreditam que, assim que acabam de comprar seus produtos no mercado, eles podem vir contaminados com o vírus e trazer problemas para toda a família.
É nessa hora que elas perguntas: como higienizar os alimentos que não podem ser lavados para guardar?
Alguns especialistas inclui dicas sobre como higienizar itens de mercearia, incluindo o uso de uma solução alvejante muito diluída (uma colher de chá de alvejante por galão de água) para produzir névoa e depois deixe secar ao ar antes de comer.
Outros especialistas dizem que isso não é necessário e pode até não ser seguro.
É improvável que uma pessoa seja infectado pelo vírus através de suas compras, mesmo podendo haver um risco de transferência de vírus se alguém portador do vírus espirrar no seu produto e em poucas horas uma pessoa o toca e o come imediatamente - mas as chances de isso ocorrer são pequenas.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo dizendo sobre alguns riscos com o vírus com suas compras, como higienizá-las corretamente e algumas outras informações.
Como higienizar suas compras que não podem ser lavados?
Alvejante tem riscos à saúde!
Além de ser inútil na prevenção de infecções, já que os alimentos não são uma fonte provável de contágio, o alvejante também pode apresentar riscos à saúde.
Os guias de segurança alimentar desaconselham o uso de água sanitária ou detergente em qualquer coisa que uma pessoa coma.
O alvejante não deve ser usado para limpar alimentos ou produtos alimentares.
A ingestão de qualquer quantidade de alvejante pode ser um grande risco para a saúde.
Alvejante em excesso pode causar irritação nos olhos, pele, boca e garganta.
A pulverização de alvejante é particularmente ruim porque pode causar irritação nos pulmões se (ou a fumaça do alvejante concentrado) for inalada.
Essa é a última coisa que uma pessoa deseja se estiver preocupado com o corona vírus, que pode causar problemas respiratórios graves.
Se uma pessoa está preocupado com suas frutas e legumes, há maneiras mais seguras de obter paz de espírito - apenas cozinhe-as ou lave-as bem com água morna.
Produtos enlatados ou itens em recipientes de plástico ou vidro também podem ser lavados com água morna como precaução (embora, novamente, não esteja claro que esse tipo de objeto seja uma grande ameaça de contágio ).
Uma pessoa pode usar lenços desinfetantes se os tiver também. No entanto, observa-se que qualquer tipo de agente químico de limpeza deve ser usado com cuidado para garantir que ele não acabe acidentalmente na comida.
Se uma embalagem é semipermeável ou se uma pessoa misturar o produto químico em sua comida, poderá estar introduzindo um novo risco à saúde.
O maior risco em supermercados (e outros espaços públicos) é a multidão de pessoas
A causa mais provável de uma infecção por corona vírus, de acordo com especialistas, é a transmissão de pessoa para pessoa, razão pela qual o distanciamento social é tão importante para a prevenção.
Isso significa que supermercados e mercados podem representar um risco potencial, especialmente se eles estão cheios de grandes multidões de pessoas em locais próximos, como uma fila de caixas.
A melhor maneira de se proteger é fazer compras fora do horário de pico, se possível, manter-se a uma distância segura (pelo menos seis pés) dos outros compradores e evitar tocar em seu rosto.
A melhor coisa a fazer é manter as mãos limpas - lave-as antes de manusear todos os alimentos e certifique-se de que estejam limpas antes de comer.
Também certifique-se de manter todas as superfícies de contato com os alimentos (louça, ferramentas de preparação, superfícies da cozinha etc.) limpas também.