O poder das oleaginosas no organismo

As oleaginosas são sementes que exercem um papel essencial no nosso corpo, pois contêm benefícios muito importantes para a nossa saúde e nosso bem-estar.

Talvez por esse nome — “oleaginosas” — você não saiba muito bem do que eu estou falando, mas provavelmente já ouviu falar em nozes e amêndoas, por exemplo. São dessas e de outras sementes que estamos falando.

Abaixo, você vai conhecer uma espécie de guia para comprar de vez a ideia de ter essas sementes sempre guardadas em casa.

Confira o poder das oleaginosas no organismo.

Benefícios das sementes oleaginosas

 

Antioxidante

As sementes oleaginosas, como as nozes e as amêndoas, têm grandes quantidades de antioxidantes, que são substâncias que combatem efetivamente os radicais livres.

Os radicais livres são agentes que fazem muito mal ao corpo, podendo provocar doenças graves, dentre elas o câncer, além do envelhecimento celular.

Pessoas que sempre consumiram altas taxas de antioxidantes normalmente têm a pele mais rejuvenescida e menos problemas de saúde.

Cardioprotetor

Você já ouviu falar nas placas de ateroma?

Tratam-se de placas formadas pelo acúmulo do colesterol nas artérias e nos vasos sanguíneos, que podem trazer consequências horríveis para a pessoa que sofre com isso.

Mas tenha calma. Consumir as oleaginosas não vai fazer formar placas de ateroma. Na verdade, vai impedir a formação dessas placas, pois essas sementes possuem fitoesterois — que vêm de origem vegetal e, portanto, são mais saudáveis.

O colesterol, por outro lado, vem da gordura animal. Além disso, essas sementes oleaginosas possuem grandes quantidades de ácidos graxos essenciais, o que as tornam produtos extremamente valiosos.

Vitamínico

Às vezes, é nos menores frascos que se encontram os melhores perfumes. Você já ouviu algo do tipo? Essa frase é familiar? Essa frase também pode se aplicar à comida.

Às vezes, é nos menores alimentos que se encontram os melhores benefícios. No caso das sementes oleaginosas, mesmo sendo pequenas elas chegam a valer até mais do que produtos considerados saudáveis pelos especialistas.

O motivo disso é a imensa quantidade de vitaminas presentes nessas sementes, que podem ajudar na revitalização do corpo. Já falamos um pouco dos antioxidantes, mas deve ser falado melhor de alguns antioxidantes específicos, os quais também são vitaminas.

O primeiro dele é a vitamina E, que faz com que o envelhecimento celular seja retardado.

Há também a vitamina K, que melhora significativamente a circulação, o que proporciona um alívio para quem tem problemas em que a circulação não flui como deveria, como em casos de agregação plaquetária.

Além dessas duas vitaminas muito importantes para o bom funcionamento do corpo, as nozes, amêndoas e outras sementes oleaginosas possuem grande quantidade de vitamina B9, que faz com que, por exemplo, o cérebro de um feto seja bem desenvolvido. 

Para você ter uma ideia, o feto não tem o cérebro desenvolvido o bastante se a gestante não ingerir uma boa quantidade de vitamina B9. Por esse motivo, o consumo dessas sementes durante o período de gestação é mais do que recomendado.

Minerais

Os benefícios não se limitam aos descritos acima, e, além de essas sementes oleaginosas possuírem uma grande quantidade de vitaminas, ainda contam com minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Em primeiro lugar, essas sementes contêm altas doses de potássio, essencial para o bom funcionamento do coração. Além disso, possui zinco e ferro.

O zinco tem a incrível propriedade de regenerar as células por causa dos seus efeitos antioxidantes.

O ferro, por outro lado, contribui para a formação da hemoglobina e da mioglobina, que vão fazer o transporte de oxigênio pelo corpo. Se você tem problemas de baixa concentração de ferro, comer amêndoas todos os dias pode fazer isso mudar. Logo, você vai perceber as diferenças.

O último benefício

As sementes oleaginosas ainda têm um último e ótimo benefício que complementa todos os demais. Elas podem ser facilmente transportadas, e então você pode consumi-las antes do almoço no trabalho, por exemplo. Isso mistura o prático ao benéfico, e eu tenho certeza que você se sentirá outra pessoa quando consumir essas sementes por algum tempo.

Quando não consumir as sementes oleaginosas?

As sementes oleaginosas, como nozes e amêndoas, não devem ser consumidas de forma alguma se você for alérgico a elas.

Se você perceber sinais de alergia ao consumir, vá ao médico e não consuma mais essas sementes.

Se você simplesmente não gosta das sementes oleaginosas, você pode escolher entre não consumir e não se beneficiar e consumir sem gostar e se beneficiar. 

Lembre-se de que, se você não gosta e não consome essas sementes, deve substituí-las por outros alimentos, procurando produtos que suprem suas necessidades.

Quanto consumir?

Na verdade, a quantidade deve variar de caso a caso, mas o ideal é comer um punhado de sementes oleaginosas por dia, que já é a quantidade suficiente.

Algumas pessoas precisam comer mais porque sofrem de alguns problemas específicos, como falta de determinado mineral ou vitamina.

Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre os benefícios das sementes oleaginosas no organismo. Se gostou, compre alguma quantidade e consuma por algum tempo, e logo você poderá notar os benefícios. 

Talvez o único porém é que, dependendo de onde você comprar essas sementes, elas podem sair um pouco caras. Mas certamente o benefício vale o valor. 

Fique de olho