Preparamos aqui algumas técnicas para você assar seus vegetais de forma correta, para que além deles intensificarem o sabor fica bonito, douradinho e super saudável. Leia abaixo alguma das instruções recomendadas.
Vapor
Essa primeira é de grande importância, pois os vegetais quando cozidos no vapor, perdem menos nutrientes, por não terem um contato direto com a água. Pode ser recomendado por chefs, que para dar um gosto a mais no preparo, adicione alguma erva aromática no líquido, como louro, tomilho e outros.
Vegetais que podem ser preparados no vapor são brócolis, couve flor, cenoura e batata.
Para o preparo, primeiramente pegue uma panela de cozimento a vapor, aqueça a água, adicione as ervas desejadas, e espere levantar a fervura pra liberar o sabor. Feito isso, adicione seus vegetais tampe e cozinhe até o ponto desejado.
2- Grelha
É necessário que os vegetais fiquem no máximo 3 minutos na grelha, de acordo com alguns chefes. Essa técnica certifica um sabor rico e intenso aos legumes, como o pimentão, abobrinha, aspargos, entre outros. Além disso, pode ser adicionado algum tempero com sal e pimenta, ou em uma marinada com ervas aromáticas.
O preparo é seguido dessa forma: Primeiro coloque os vegetais preparados direto na grelha pré-aquecido de dois a três minutos cada lado. O tempo pode variar dependendo da espessura do legume escolhido e do ponto desejado.
3- Forno
Estes devem ser assados e temperados com ervas.
Os vegetais podem ser preparados inteiros ou cortados, fica a seu critério, entretanto deve haver alguns cuidados dependendo de sua variedade. Legumes de casca grossa como abóboras ou beringelas, podem virar um purê. Os tomates e pimentões, quando levados ao forno, ficam com um sabor mais intenso.
Atenção: Pode-se assar vegetais picados ou cortados, mas lembre-se quanto mais uniforme forem, melhor seu cozimento.
Os vegetais podem ser temperados com sal, pimenta, especiarias ou marinadas. Coloque-os na assadeira com o lado cortado para baixo, e deixe por 30 minutos em 200 graus. As abóboras devem ficar por até 50 minutos para assar.
4- Papelote
Esta técnica é conhecida como papollote na França e al cartoccio na Itália. Combina a cocção em forno e a umidade do vapor. O papelote preserva o sabor original e mantém a textura dos vegetais. Nesta técnica, é possível cozinhar cogumelos, aspargos, tomate cereja, alho-poró, entre outros.
No preparo desta técnica, os legumes são temperados com azeite de oliva, sal, pimenta do reino, ervas aromáticas, rodelas de limão siciliano e vinho branco dando sabor ao alimento. Embrulhamos em papel alumínio e levamos ao forno por aproximadamente 15 minutos a 200 graus.
5 – Cozidos
É possível cozinhar os legumes na panela com água sem que se perca muitos nutrientes. Segundo alguns especialistas, é só colocar apenas uma quantidade suficiente para iniciar a cocção. Com o tempo vá adicionando aos poucos até chegar no ponto desejado.
Importante: É importante espalhar seus vegetais ao longo da assadeira, assim eles irão cozinhar seu próprio vapor.
Estas foram algumas das técnicas maravilhosas e fáceis para você que quer assar seus alimentos.